domingo, 2 de maio de 2021

IBOV atualização Maio 21


Você quer ter razão nas suas convicções políticas ou quer ganhar dinheiro no mercado financeiro?

Nem sempre esses fatores combinam, aliás, quase nunca.

Convido você a reler o blog do fim de março. Vale a pena rever as premissas apontadas por mim.

Se o cenário político no Brasil está cada vez pior, a pandemia está mais perto do fim. Os mercados financeiros globais sugerem essa premissa e por isso devem continuar em alta. Não se engane, eles são muito mais informados do que nós.

A vacinação no Brasil, apesar da sensação de lentidão, continua avançando. Na minha cidade, por exemplo, as pessoas acima de 61 anos e os profissionais de saúde já tomaram ao menos a primeira dose da vacina. Outros grupos prioritários também estão tomando a vacina.

Se nos primeiros 100 dias da vacinação no Brasil o processo foi lento, a tendência é que o número de vacinados dobre ou triplique nos próximos 100 dias. É uma simples questão de matemática. Basta você checar as projeções “reais” do recebimento das vacinas. Esqueça os meios de imprensa enviesados e apocalípticos.

E mais. Mesmo com a lentidão da imunização, já vacinamos quase 22% do público-alvo com a primeira dose. Estima-se que o público-alvo seja de cerca de 137 milhões de pessoas – retirando as crianças e os adolescentes, que ainda não têm seu uso aprovado, e aqueles que não vão tomar a vacina por crença ou outros motivos. No mundo, em média, 15% das pessoas não tomarão a vacina.

As taxas de juros mundo afora continuarão muito baixas, mesmo a Selic subindo nos próximos meses, e subirá, talvez para 6% ao ano no final de 2021. Um nível muito acima do patamar atual (2.75%), porém muito, muito abaixo dos níveis de 2015. Esse fator não limitará os ganhos no mercado de ações.

As empresas sobreviventes e listadas na B3 estão cada vez mais sólidas e “prontas” para a retomada do crescimento econômico. Basta checar os números!

O dólar americano deverá perder um pouco da força nos próximos meses ou no mínimo ficar estável (mesmo assim, mantenha uma parte do seu portfólio dolarizado – proteção). Esse é o cenário básico. Apenas algum “cisne negro” poderá mudar isso em 2021. Todavia, em 2022, a história deverá ser muito diferente e a moeda americana ficará muito volátil.

Posto tudo isso, para mim, fica claro que a bolsa brasileira continuará subindo e deve buscar patamares ainda mais altos. Se os estrangeiros voltarem para a B3 (aos poucos os investidores estão retornando), mesmo que em pequena proporção, o IBOV poderá subir de maneira ainda mais intensa – reveja meus alvos no post do começo de março.

Obviamente, isso é apenas uma perspectiva, uma expectativa. O “timing” é dado pelo próprio mercado financeiro. Não tente adivinhar o momento exato dos movimentos.

Os gráficos diário e semanal estão alinhados e apontam para cima, e mais uma vez, isso é apenas uma probabilidade. As quedas dos últimos dias por enquanto não preocupam e podem ser consideradas correções naturais. Suporte mais importante em 116 mil pontos.  O IBOV fechou o mês de abril em 118.900 mil pontos. Veja:



Importante: não espere que sua vida voltar ao normal para investir nos ativos de risco. Isso será uma decisão muito tardia – “fim de festa”. As melhores oportunidades surgem em tempos de medo disseminado.

Meu único receio nesse processo de retomada da economia seria a ineficácia das vacinas aplicadas no Brasil ou o surgimento de cepas do coronavírus mais resistentes. A princípio, essas hipóteses me parecem improváveis.

Assim, para finalizar, uma dica: se você quer ganhar dinheiro, esqueça as peripécias políticas de Brasília, esqueça a lenga-lenga da CPI da Covid e esqueça a precoce corrida eleitoral para a eleição presidencial de 2022. Preocupe-se com sua saúde, sua família, seu dinheiro e seu futuro. Esqueça os ruídos. Diversifique seu portfólio e não exagere na dose de ativos de risco.

Bons investimentos.

MJR

** As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos. E mais. O investimento no mercado de renda variável pode gerar prejuízos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário