domingo, 31 de janeiro de 2021

Atualização IBOV – fevereiro 2021

 




No último post, em meados de janeiro, comentei que o IBOV tinha iniciado uma correção após a forte valorização dos últimos meses.

E isso foi confirmado. Já foram três semanas consecutivas de queda. Uma desvalorização de mais de 8% em relação ao topo histórico em 125 mil pontos. Veja o gráfico semanal.



Continuo achando que a correção será mais longa (espero por pelo menos mais duas semanas de correção) e meu alvo principal está em 105 mil pontos.

Importante: esse patamar não será atingido de um dia para o outro e períodos de euforia deverão ocorrer em meio aos dias de queda. E mais. A volatilidade continuará em alta (o IBOV subiu mais de 3% na última quinta-feira, 28, e devolveu tudo e mais um pouco no dia seguinte).

Portanto, do meu ponto de vista, ainda não é hora de aumentar as posições compradas. É preciso ter paciência. Quando surgir algum sinal gráfico mais forte da retomada do BULL MARKET eu postarei no Blog.

Gostaria de comentar também que o Banco Central sinalizou que em breve deverá aumentar a taxa básica de juros no Brasil. Isso derrubou os juros longos e pode contribuir para a valorização do real frente ao dólar. Fique atento.

E, obviamente, a volta do cenário político mais intenso em Brasília, a partir de amanhã, e o ritmo da vacinação no Brasil nos próximos meses darão o “tom” dos principais ativos no Brasil nos próximos meses. Por isso é tempo de cautela.

A retomada da economia brasileira depende muito do sucesso da “vacinação em massa” da população, de um cenário político mais ameno e do controle dos gastos públicos (agenda de reformas).

Aguardemos os próximos capítulos.

Bons investimentos.

MJR

** As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos. E mais. O investimento no mercado de renda variável pode gerar prejuízos




Nenhum comentário:

Postar um comentário