quarta-feira, 2 de abril de 2014

A insanidade na Bovespa continua...


Semana passada, também numa quarta-feira, eu escrevia sobre a esquizofrenia do mercado de ações. Naquele dia, o índice atingiu no intraday uma valorização de 8% em apenas 8 pregões. De lá para cá, o IBOV subiu mais 7%, ou seja, 15% em pouco menos de 3 semanas, sem tirar o pé do acelerador. A última vez que tivemos uma alta superior a 13% em poucos dias foi em outubro de 2011 e, mesmo assim, naquela época tivemos pequenas correções laterais intermediárias.

Daí surge uma ótima pergunta: até onde iremos? Existem resistências a buscar, como 52 e 56 mil pontos. Todavia, uma coisa é certa, este movimento é insustentável no curto prazo. Qualquer ativo, para subir de maneira confiável, precisa fazer correções intermediárias. Todos!

Analise o seguinte: a ação da Petrobrás (PETR4) subiu mais de 30% nestes dias; as ações dos bancos cerca de 20%, sem contar os derivativos, com altas astronômicas. Se você tivesse este lucro exorbitante em poucos dias, o que faria?... Não sei você, mas os investidores profissionais vão realizar lucros a qualquer momento. Quando isso começar, teremos uma correção mais aguda. Quanto maior for o pico, maior será o tombo!

Alguns fatores a serem observados:


Estamos subindo em função de expectativas de pesquisas eleitorais. Não se esqueça: a eleição ocorrerá apenas em outubro. Faltam 6 meses! Até lá muita coisa vai acontecer e inúmeras pesquisas serão divulgadas.

As bolsas americanas estão em topos históricos: a superação pode impulsionar ainda mais o IBOV, entretanto, uma correção lá pode ser o combustível extra para uma queda aqui... Existe um famoso ditado americano para o mercado de ações: “sell in May and go away”. Qual o próximo mês?

Repito o que comentei na semana passada: nenhum indicador macroeconômico melhorou nos últimos dias. Os fundamentos continuam os mesmos, aliás, alguns estão piores, como a inflação. A recente alta do IBOV é alimentada por boatos e especulações (mais pesquisas indicando a queda na popularidade da “Presidenta” Dilma).


O efeito positivo na mídia: o aspecto mais preocupante! A mídia não especializada e as pessoas comuns já mostram euforia com a bolsa de valores. Este sinal é péssimo e geralmente indica fim de temporada.

Posto isso, recomendo que você continue saboreando a alta e realize lucros, mas não deixe de se preparar para a batalha mais sangrenta do ano. Ela vai chegar. É uma questão de dias ou semanas. 

MJR

Nenhum comentário:

Postar um comentário