segunda-feira, 1 de junho de 2015

A correção esperada no IBOV



Como eu havia escrito há 15 dias, o IBOV precisava corrigir no gráfico semanal. De lá para cá foram duas semanas de forte queda. Fechamos na última sexta na mínima da semana, porém com um volume levemente reduzido em relação às semanas anteriores (mesmo com a entrada de muito volume financeiro no final do pregão para ajuste de carteira de grandes investidores). O que esperar para as próximas semanas?

No gráfico semanal estamos em tendência de alta. Esta correção mais aguda não alterou a tendência. 
Segundo a Teoria de Charles Dow, o "Pai da Análise Técnica", "uma tendência somente termina quando há sinais claros de reversão", o que está longe de acontecer por esta periodicidade .

Como o mercado está muito sobrevendido, dificilmente o IBOV perderá esta região sem um repique mais consistente.

Para os mais arrojados, a compra poderá ser feita no gráfico diário, ou seja, no primeiro candle de reversão (altista) acompanhado de bom volume financeiro.

Para os mais cautelosos, espere por um candle de indefinição ou um candle de reversão no gráfico semanal desta na semana. Compre na semana seguinte na superação da máxima.

A compra tem um ótimo risco-benefício, pois “comprar o IBOV” em cima de forte suporte, num estado sobrevendido e dento de uma tendência de alta é um grande negócio. Contudo, compre somente após um sinal claro de reversão e não deixe de usar o stop! Não existem certezas no mercado financeiro!

O suporte principal está em 52 mil pontos: relativo ao topo anterior e a média móvel de 21 períodos. 
Provavelmente, o índice deverá testar esta região nesta semana.

Assim, continuo muito otimista com o IBOV neste ano. Confira um artigo muito interessante que compartilhei no Google+. Um renomado especialista sugere que estamos próximo de um Bull Market, isto é, um mercado prolongado de forte alta no IBOV. Aproveite e prepare-se desde já! Não espere por dicas divinas. Fuja do pessimismo generalizado. Fuja da opinião da maioria.

MJR


*As opiniões postadas aqui são meras posições particulares do autor e não constituem em si recomendações de compra ou venda de ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário