terça-feira, 7 de julho de 2015

Falso rompimento no IBOV


O IBOV na última sexta-feira rompeu para baixo o suporte em 52.600, fechando muito próximo deste nível. Porém, o volume financeiro foi muito baixo (feriado no mercado americano). Ontem, ele continuou o processo de queda, ainda com baixo volume, e deixou uma sombra inferior (pressão compradora no final do pregão). Hoje, o mercado finalmente sinalizou que poderá subir nos próximos pregões: gerou um martelo com alto volume financeiro (sinal fortemente altista – veja o gráfico abaixo). Assim, podemos considerar que o IBOV fez um falso rompimento nos últimos dias. Leia abaixo um pouco mais sobre o assunto.


Os falsos rompimentos são muito mais frequentes do que imaginamos e acontecem com todos os ativos, e sempre são muito traiçoeiros. Talvez, o ensinamento mais difícil de ser assimilado por mim. Perdi muitas vezes. Demorei a perceber o real significado de um falso rompimento. Aqui, o ativo sinaliza um rompimento, porém os preços após o rompimento seguem em sentido contrário e, pior, com frequência este movimento ocorre com muita força, o que pode acarretar grandes perdas. Portanto, fique muito atento, um rompimento verdadeiro pode ser muito rentável, em contrapartida, o falso pode ser catastrófico! Não seja teimoso, na sinalização de um falso rompimento você deverá encerrar ou, melhor, inverter o trade. Sempre!

É possível prever um falso rompimento? A resposta é não. Contudo, existem alguns sinais que podem nos ajudar a evitá-los, veja:

1 – Evite os rompimentos esticados, isto é, os preços rompem a resistência ou o suporte, porém o movimento já está esticado e “cansado”, sem forças para prosseguir (não foi o caso do IBOV na sexta e na segunda).

2 – Baixo volume. Um rompimento precisa ser acompanhado de um bom volume financeiro, se possível muito acima da média (aqui foi o melhor sinal: baixo volume favorece o falso rompimento).

3 – A presença de sombras contrárias ao rompimento é ruim. O ideal é que o ativo feche na máxima para o rompimento de resistência ou na mínima para o rompimento de suporte (outro sinal que aconteceu no IBOV ontem).

MJR


* As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário