terça-feira, 3 de novembro de 2015

Compras no exterior – Como é o cálculo de conversão do dólar?



Pasmem? Não há regras oficiais. Isso mesmo. A conversão é feita pelos bancos sem nenhum critério conhecido. Tudo no escuro. Acabei de checar no Banco Itaú. Mas a "regra" é válida para todos os bancos!

Segundo os próprios bancos, baseados na cotação oficial do Banco Central, eles fazem o seu próprio preço. Qual a fórmula? Não existe. “Segredo de Estado”. Uma vergonha. 

Não sabemos se a conversão será pelo dólar comercial ou pelo dólar turismo. Nem o ágio eles divulgam. De acordo com um estudo feito pela Proteste em parceria com o economista Samy Dana (publiquei no google+), a “taxa extra” sobre a cotação oficial pode atingir mais de 5 %, dependendo do banco.

Assim, tudo que você pagar no exterior você deverá acrescentar 6,38% de IOF (para o Governo Federal) e mais cerca de 5% de ágio sobre um dólar às cegas (para o banco).


Por essas e outras, se você estiver com viagem marcada para o exterior, opte pela compra do dólar em espécie, pois apesar do ágio cobrado pelas casas de câmbio, você não estará sujeito a nenhuma surpresinha! Carregar um cartão pré-pago também é uma opção, pois você já sabe de imediato o dólar da conversão no dia da compra, apesar da incidência do IOF (6,38%).

MJR


Nenhum comentário:

Postar um comentário