sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

“Presente de Natal” do Supremo Tribunal Federal



Ontem num julgamento estranho e “chapa branca”, o STF nos tirou a esperança de um futuro melhor. O final de ano será melancólico. A pausa de 45 dias na política dará muito fôlego ao governo. Ninguém sabia ao certo se o impeachment prosperaria ou não, mas existia uma luz no final do túnel. Ela foi subitamente apagada num julgamento tendencioso e político. Como um importante jurista comentou no dia de hoje: “o STF não está contente em julgar e quer legislar”. Virou uma guerra pessoal do Eduardo Cunha e da Presidente Dilma. Neste vale tudo, promessa de cargos e “compra” de deputados para eleger o líder do PMDB, entre outras aberrações da política atual, o povo brasileiro está na linha de combate, amargando uma crise profunda e sem fim.

Terminamos o fatídico ano de 2015 esperando um ano vindouro ainda pior. E vai piorar. Pode crer. O Governo Federal não dá uma dentro. A credibilidade foi para o espaço. A corrupção está em todos os cantos deste país. O ajuste fiscal foi por água abaixo. Levy pediu as contas. Vão insistir na “nova matriz econômica do Guido”, ou melhor, da Dilma, que nos levou à maior crise dos últimos tempos. A provável nomeação de Nelson Barbosa para o Ministério da Fazenda é a prova cabal de que os erros da política econômica persistirão.

As agências de rating já rebaixaram o Brasil para junk – lixo. Na verdade, o mercado financeiro já tinha rebaixado. A inflação não cede e com o aumento dos gastos públicos ela aumentará. A taxa Selic, que já está alta (14,25%), aumentará em 2016: para 16% ao ano, quem sabe? A taxa de desemprego vai bater 12%. O dólar continuará nas alturas. Ninguém investirá no Brasil durante este desgoverno. Assim, o próximo ano será muito pior. Quem sabe com esta provável piora econômica, a população saia da zona de conforto e proteste nas ruas com mais entusiasmo. O movimento pró-impeachment do último domingo foi muito tímido. E não é porque a popularidade da Presidente aumentou, pois sua aprovação continua em pífios 8%. É a descrença total com o país. Com certeza isto fortaleceu o governo e suas artimanhas manipuladoras nos bastidores dos três poderes. Se continuarmos calados, estaremos dando carta branca para este governo incapaz e corrupto.


Prepare-se para o pior. Não é suposição. É a pura realidade. Só não vê quem não quer.

MJR

Nenhum comentário:

Postar um comentário