domingo, 30 de julho de 2017

IBOV – Rumo ao Topo




No final do mês de junho escrevi no blog que previa um movimento de alta para o IBOV em julho, o que de fato ocorreu. Até aqui, 30 de julho, mais de 4% de alta.

Melhor, os gráficos diário e semanal estão alinhados e o mercado deverá buscar o topo do ano em 69 mil pontos nas próximas semanas, talvez ainda em agosto.

Mais uma vez, digo que não será uma trajetória linear e tensões ocorrerão no caminho. Só ficaria desanimado se o mercado perdesse os 64 mil pontos. Outro ponto: o último fundo importante encontra-se distante, em 62 mil pontos. Estamos longe disso e, portanto, seguimos em boa tendência de alta.

É verdade que o cenário político deverá ser agitado, mas somente outra “bomba política” poderia abalar o IBOV. Eu, particularmente, “opero” bolsa e não política. Assim, prefiro confiar nos dados gráficos.

Do ponto de vista de fundamentos de macroeconomia, alguns aspectos são muito relevantes no momento, veja:

1.      A inflação está controlada e abaixo da meta.
2.      O dólar está “comportado”.
3.      Assim, a taxa Selic deverá ceder ainda mais neste ano, atualmente em 9,25% ao ano.
4.      Selic em queda, ações em alta. Uma característica incontestável e histórica do mercado de capitais.
5.      Menos juros >> menor as dívidas das empresas >> maior crédito e maior expansão das empresas >> mais lucros. Simples.
6.      Os bons resultados das empresas de capital aberto no segundo trimestre que estão sendo divulgados devem impulsionar o IBOV.

Um único aspecto que pode dificultar a trajetória de alta do IBOV é uma eventual correção aguda dos índices americanos, o que a meu ver poderá ocorrer em breve.


Aguardemos. Bons investimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário