terça-feira, 21 de maio de 2013


Como investir seu dinheiro na Bolsa?

Basicamente temos três opções para comprar ações: diretamente pelo home broker, adquirindo cotas de fundos de ações através dos bancos e corretoras ou comprando cotas de fundos de índices (ETFs), títulos estes também negociados via home broker. A melhor opção sem dúvidas é a compra direta dos ativos, pois evitamos as salgadas taxas de administração. Esta forma apesar de mais eficaz, exige maior conhecimento por parte do investidor. Todavia, como veremos nos próximos comentários, é um processo relativamente simples.

Compra direta de ações pelo home broker
A compra ou venda de ações pelo home broker é um processo simples, rápido e seguro. A maioria das corretoras apresentam boletas de fácil execução. Basta inserir o código da ação (VALE5, por exemplo), o número de ações, o valor unitário por cada ação e data de validade da oferta. Após o preenchimento destes dados insira sua senha e envie a ordem. Existem vários tipos de ordem: limitada, a mercado, etc. Em breve comentarei mais sobre o assunto e como proceder para abrir uma conta numa corretora.

Fundos de ações
São fundos de investimentos compostos basicamente por ações de uma ou mais companhias, buscando um rendimento similar à variação destes ativos. Por lei os fundos de ações devem manter em carteira no mínimo 67% de ativos relacionados a ações. Os fundos de ações são administrados por bancos e corretoras, desta forma, você não compra diretamente ações e sim cotas destes fundos.
Estes fundos podem ser uma boa opção para ingressar no mercado de ações, particularmente para quem tem pouca experiência e, principalmente, escassez de tempo para se dedicar ao mercado. A administração do dinheiro aplicado fica a cargo de um gestor profissional, o que teoricamente é um bom negócio. Mas cuidado! As altas taxas de administração cobradas podem embolsar grande parte dos lucros, além de corroer o capital investido nos momentos de queda da bolsa. Portanto, antes de ingressar no fundo de ações compare o desempenho pregresso do fundo com o do IBOV. Avalie também o percentual da taxa de administração. Fundos mais “agressivos” apresentam taxas maiores, porém com perspectiva de maiores retornos. Outra taxa que pode ser cobrada nestes fundos é a de performance. Existem também os fundos menos voláteis que seguem os índices de referência, como o IBOV. Nestes, as taxas são mais camaradas e, portanto, são os mais indicados para os iniciantes. Há fundos que aplicam apenas em empresas selecionadas de segunda e terceira linhas (small caps), sendo mais arriscados e, consequentemente, com retornos mais promissores.

Eis a questão: investir em fundos de ações ou optar pela compra direta de ações?
Tenho convicção que a compra direta de ações através do home broker é a melhor opção, especialmente para aqueles que já têm algum conhecimento sobre o mercado. Não há taxa de administração, os valores de corretagem são baixos, temos um maior controle sobre os dividendos e os valores negociados são instantaneamente conhecidos – valor de mercado. A única e grande desvantagem é que a compra direta de ações exige do investidor um conhecimento mais elaborado sobre o mercado, caso contrário, a chance de prejuízo é enorme.
Em contrapartida, para os pequenos investidores que não podem comprar lotes fechados de ações de uma determinada empresa, os fundos de ações são boas opções de investimentos. 
No início comece pelos fundos de ações, depois migre aos poucos para a compra direta de ações. Evite investir grandes volumes financeiros antes de ter um bom conhecimento sobre o mercado de ações.

A terceira opção: ISHARES (ETFs)
São fundos baseados em índices, ou seja, fundos de investimento em índice de mercado, conhecidos em outros países como ETFs (Exchange Traded Funds). Cada fundo de índice busca um retorno de investimento que corresponda ao desempenho de um determinado índice de referência (benchmark) e têm suas cotas negociadas no mercado secundário, podendo ser negociados livremente pelo home broker. As taxas de administração são atraentes e alguns fundos tem ótima liquidez. Outra vantagem é que o lote padrão é unitário, ou seja, você pode comprar cotas de uma em uma (nas ações os lotes-padrão comumente são 100 unidades, o que demanda maior aporte financeiro).
O BOVA11 é um fundo de índice, cujas cotas são negociadas na bolsa de valores e que busca retornos semelhantes aos ganhos do índice Bovespa (IBOV), pois teoricamente apresenta uma carteira de ações na mesma proporção da composição do Ibovespa. É uma ótima opção para aquele investidor que quer participar do mercado acionário e não deseja correr alto risco de crédito, pois aqui você está comprando um “pool” de ações. Você não fica exposto à apenas uma ou poucas empresas. É verdade que o IBOV nos últimos cinco anos não saiu do lugar, entretanto de 2003 a 2008 houve uma valorização de quase 800%. Um próximo ciclo de alta está chegando. Será? Eu apostaria!
Outro exemplo de ETFs é a SMAL11 que corresponde a um fundo cuja composição está relacionada a uma seleção das melhores pequenas empresas listadas na Bovespa, ou seja, uma seleção de Small Caps.
Dúvidas? Envie sua pergunta pelo site ou facebook.
MJR

Nenhum comentário:

Postar um comentário