quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A Imbecilidade e o Despreparo do atual Governo Federal


Hoje, no dia nacional da Mamografia, recebi por email uma Nota de Repúdio do Colégio Brasileiro de Radiologia, que confesso, me deixou estarrecido! Desta forma, resolvi mudar o tema desta semana. Ao invés de escrever sobre a situação vergonhosa da economia brasileira, vou comentar um assunto muito mais importante: Saúde.

O tema é relevante para todos, até mesmo para a maioria dos “petistas de plantão”: cegos, surdos e estridentes. Analisem a estúpida decisão do Ministério da Saúde (Portaria 1.253) e façam seu próprio julgamento:

De acordo com tal resolução, o Ministério da Saúde não mais repassará verbas para os municípios referentes aos exames de mamografia para as pacientes entre 40 e 49 anos. Assim, as mulheres desta faixa etária não mais terão o direito a um exame básico e barato: a mamografia. Um absurdo. Uma aberração. É impedir que a população mais humilde tenha acesso a um exame simples, porém extremamente importante. A incidência do câncer de mama é preocupante nas mulheres entre 35 a 50 anos (quase 40% dos cânceres de mama ocorrem antes dos 50 anos, segundo estudos brasileiros). A única chance de cura é a detecção precoce... Outra imbecilidade: a mesma portaria autoriza o exame unilateral. Assim, a mulher terá o direito de investigar apenas um seio. O direito ou o esquerdo? ... Pergunte para o Padilha... Todos nós, médicos, sabemos da importância do exame bilateral e comparativo.

Enquanto isso, na semana passada, a nossa “Presidenta” foi tentar explicar o inexplicável sobre a economia brasileira em Davos (bravatas e mais bravatas). Depois fez um pit stop não previsto em Lisboa, para jantar num dos melhores restaurantes da cidade (ninguém é de ferro), e em seguida inaugurou uma obra realizada em Cuba, com dinheiro do povo brasileiro. Haja paciência!

Por falar em Cuba: hoje uma médica cubana está refugiada no Congresso Nacional, após denunciar a existência de “trabalho quase escravo” no programa “Mais Médicos” – parceira do Governo Federal com o “próspero” país caribenho... Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Peço desculpas pelo desabafo, mas as atrocidades deste Governo Federal já ultrapassaram todos os limites.

MJR

Nenhum comentário:

Postar um comentário