quarta-feira, 28 de maio de 2014

Letras de Câmbio?




Apesar do nome, este pouco conhecido título de renda fixa não tem nada a ver com o dólar ou outra moeda estrangeira. É uma espécie de CDB (Certificado de Depósito Bancário), porém emitido por uma Financeira* credenciada pelo Banco Central. Desta forma, por se tratar de títulos emitidos por pequenas instituições financeiras, existe um maior risco de crédito (risco de calote). Assim, estas empresas para a captação de recursos junto à população, oferecem uma melhor remuneração. Recentemente recebi uma oferta de uma LC pagando 130% da taxa do CDI (cerca de 1% ao mês). A título de comparação um CDB de um banco tradicional remunera o pequeno investidor entre 80 e 95% do CDI (em torno de 0,7% ao mês): uma diferença bastante significativa... Contudo nem tudo é perfeito. Comumente estes títulos exigem um prazo de carência para resgate do valor aplicado, o que limita a liquidez. Outro problema: apesar da garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), até 250 mil por CPF, os aborrecimentos e contratempos burocráticos poderão ser cansativos numa eventual quebra da instituição.  Por último, há ainda a incidência do Imposto de Renda, semelhante ao que ocorre com o CDB ou Fundos de Investimentos (de 22,5% a 15%, dependendo do tempo da aplicação).

Em resumo: apesar do bom retorno oferecido, acredito que o pequeno investidor tem outras opções rentáveis, com menor risco e mais liquidez, contudo não deixa de ser uma boa modalidade de investimento, sempre respeitando o limite do FGC. No próximo texto comentarei sobre as Letras de Crédito Imobiliário, um poderoso instrumento de renda fixa. Até lá!

Mais informações sobre o mercado financeiro acesse:


*Instituição financeira que trabalha com crédito direto à população, via empréstimo direto ou através de crédito consignado, usualmente com taxas de juros abusivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário