domingo, 4 de maio de 2014



O medíocre rendimento da Caderneta de Poupança

No mês passado recebi o meu exemplar da revista Infomoney. A ilustração da capa é a mesma deste post. O tema central é “fuja da poupança”. Abaixo, leia na íntegra o texto que publiquei em março e comprove o desastre que é o atual rendimento da poupança.

Publicado em 16.03.2014
Você está satisfeito com o rendimento da caderneta de poupança? Não sei você, mas como existem mais de 100 milhões de contas de poupança no Brasil (mais de 600 bilhões de reais aplicados), acho que muita gente está “adorando” este escasso rendimento. Descontada a inflação, o saldo é praticamente nulo!

Então, porque tanta gente aplica em poupança? O motivo é só um: ignorância! Por muito tempo neste país convivemos com produtos de renda fixa que multiplicavam o nosso capital em pouco tempo, sem esforço e sem conhecimento. Desta forma, a população ficou totalmente acomodada. Todavia, o cenário mudou!

Apesar de não concordar, até entendo a aversão das pessoas em colocar seu dinheiro na bolsa de valores, pois o mercado de ações é taxado como de alto risco: menos de 0,4% da população aplica em ações (cerca de 600 mil pessoas). Entretanto, como se explica que alguns produtos mais seguros e simples, como os títulos do Tesouro Direto, tenham um desempenho ainda pior (menos de 400 mil CPFs cadastrados), mesmo oferecendo um ganho muito superior ao da poupança?

A título de comparação, um título pré-fixado (LTN) com vencimento em 2018, atualmente oferece um retorno de quase 13% ao ano. Mesmo com a incidência do imposto de renda sobre o Tesouro Direto (a poupança é isenta), o rendimento é expressivamente maior – mais de 50%!

Quem tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre o Tesouro Direto, postei neste blog um guia prático com todas as informações necessárias. 
É preciso melhorar a educação financeira neste país, urgente!

Nas próximas semanas vou escrever sobre outras modalidades que podem substituir a poupança, com boa rentabilidade e baixo risco. Até lá!

MJR

Nenhum comentário:

Postar um comentário