terça-feira, 22 de julho de 2014

As constantes previsões apocalípticas no mercado de ações!


Quem acompanha diariamente os noticiários da bolsa, convive frequentemente com algumas previsões, por vezes absurdas. Lembremos algumas pérolas:

Em 2009, um renomado economista televisivo, que por sinal eu admiro muito (talvez não deveria), previa que a bolsa brasileira atingiria 200 mil pontos em 2014. Hoje estamos sofrendo para chegar aos 58 mil pontos. Será que teremos fôlego! Haja fôlego...

Ano passado, um famoso investidor suíço previu o crash da bolsa americana em 2013. De lá para cá, ela subiu quase 30%. Após um ano e meio, ele ainda não acertou, mas um dia acertará: eu te disse!

Por último, veja a reportagem de hoje no site da Infomoney (http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/3388999/ibovespa-vai-cair-ate-fundo-crise-2008-diz-dos-maiores). Um famoso grafista afirma que bolsa retornará ao fundo de 2008. Então, despencaremos mais de 50%?... Que a economia está ruim, tudo bem, mas precisaríamos de uma Cristina ou de um Maduro para conseguir tal feito. Isto me fez lembrar um grande ensinamento do livro “Axiomas de Zurique”: muito cuidado com as previsões dos grafistas!

Em quem acreditar? Nos otimistas ou nos pessimistas? Nos fundamentalistas ou nos grafistas? Esqueça... O investimento em ações não deve ser baseado em postulações ou adivinhações. As correções e as disparadas dos preços fazem parte do mercado de renda variável. O importante é ter me mente que longo prazo, o investimento em ações supera as previsões apocalípticas (reveja meu último comentário abaixo). Preocupe-se apenas em investir corretamente, fazendo uma boa seleção de ativos e pensando sempre no longo prazo. E não se esqueça de diversificar seus ativos.


MJR

Nenhum comentário:

Postar um comentário