quarta-feira, 16 de julho de 2014

Por que acreditar no futuro da Bovespa?


Que a economia brasileira está parada, todos nós sabemos, ou pelo menos deveríamos saber. Que a bolsa de São Paulo está em correção desde 2008, também não é novidade. Então, por que acreditar que a Bovespa terá um bom desempenho nos próximos anos? Vejam alguns fatos:

Qualquer ativo tem seus ciclos. Todos. Desde as commodities agrícolas até o mercado acionário. Ciclos de alta se alternam com ciclos de queda ou estagnação. Sempre foi  assim e sempre será!


O histórico das bolsas ao redor do mundo confirma este fato de forma categórica, e melhor, no longo prazo os ciclos de alta são preponderantes. Veja abaixo o gráfico dos últimos 80 anos da bolsa de Nova Iorque: uma alta de quase 40.000%. Isso mesmo com todas as crises, incluindo a grande recessão e a última guerra mundial.





Apesar de a bolsa brasileira ser bem mais jovem, os dados são semelhantes. Veja os gráficos seguintes do IBOV: de 1992 a 2012 a bolsa subiu mais de 1.600%; de 2002 a 2008 a bolsa subiu 770%. De lá para cá, ele perdeu 30% de valor. Quanto o IBOV subirá no próximo ciclo?






Outra pergunta frequente: será que já chegamos ao fundo? Talvez. Mas este aspecto não é o mais importante, pois ninguém pode prever este fato agora. Somente o futuro irá confirmá-lo. Desta forma, não espere por um recado divino ou uma dica de um grande corretor. Faça agora o dever de casa. Como?


*  
Várias boas ações da bolsa brasileira estão descontadas, especialmente pelo mau desempenho recente da nossa economia. Assim, o ideal é começar a comprá-las. Como não sabemos se o fundo chegou, faça compras mensais, de acordo com suas posses. Acumule ações e monte uma carteira diversificada. E o mais importante: pense no longo prazo. Não se preocupe com as turbulências esporádicas, elas são passageiras. Sempre!

As principais bolsas mundiais estão em patamares históricos. Lembre-se, todo mercado é cíclico. Uma correção irá acontecer. Quando? Não sei, mas ela virá. Quando a situação melhorar no Brasil o dinheiro voltará para cá e a bolsa subirá muito.


A nova metodologia ajudará o melhor desempenho do índice Bovespa: as empresas ruins serão expurgadas do índice. Isso já aconteceu com a OGX.


O Governo Federal está estudando novos incentivos fiscais para o pequeno investidor colocar seu dinheiro na bolsa. Assim, poderemos ter um grande aumento do número de investidores. Hoje, menos de 0,4% da população investe no mercado de ações. Nos Estados Unidos mais de 60% o fazem. O sucesso econômico de um país depende de um mercado acionário forte e organizado. A história confirma esta premissa.


Confesso que tinha muito medo do ano de 2014: o auge da crise econômica brasileira, o começo da “tempestade perfeita” e o período eleitoral. Entretanto, o primeiro semestre mostrou que dificilmente perderemos os 44 mil pontos. A entrada de compradores neste patamar foi muita clara e taxativa!

As eleições presidenciais poderão ser o gatilho para o novo ciclo de alta. A vitória da oposição dará oxigênio para a economia brasileira. Há quem diga que mesmo numa eventual vitória do atual Governo, mudanças drásticas deverão ser vistas com o intuito de melhorar a atividade econômica.

Assim, pense com muita calma no que foi comentado acima. Oportunidades como estas são raras. Não desperdice!  E não se esqueça: ninguém vai te avisar que o novo ciclo de alta chegou. Provavelmente seu gerente te avisará apenas no final, como ocorreu em 2007 e 2008, onde um grande número de novas pessoas físicas que adentraram na Bovespa e amargam perdas significativas até hoje.

MJR

Nenhum comentário:

Postar um comentário