segunda-feira, 23 de março de 2015

Dólar e viagem internacional




Primeiro, leia a ótima reportagem publicada recentemente no portal Infomoney (link abaixo) e depois veja os meus comentários sobre o tema.

http://www.infomoney.com.br/blogs/infomoney-recomenda/post/3935098/quero-fazer-viagem-internacional-devo-comprar-dolar-agora

1 = O dólar está em forte tendência de alta no médio prazo. É provável que este ciclo seja longo. Porém, como eu já tinha alertado, uma correção no curto prazo era esperada (o que começou na sexta-feira passada, 20/03).

2 = Os breves períodos de recuo nos ativos em tendência de alta são importantes para você comprar ou aumentar a posição no ativo; neste caso a moeda americana.

3 = Quais os níveis de preço que são interessantes para a compra do dólar, isto é, as zonas de suportes nos gráficos, onde teremos aumento da força compradora e o provável retorno do movimento de alta. Graficamente, vejo as seguintes barreiras: por volta de 3,08, 3,00 e 2,80 reais (lembre-se que na semana passada o dólar americano bateu quase 3,30 reais). Particularmente, acho difícil que o dólar se sustente abaixo dos 3 reais neste ano, mas tudo é possível. 

4 = Desta forma, o nível de 3 reais é um ótimo ponto de compra para quem pretende viajar ainda em 2015. Uma alternativa é comprar aos poucos durante este pequeno recuo até completar a sua necessidade. 
O mais importante é você não deixar a compra dos dólares para a última hora. Opte pela compra direta da moeda, em espécie, pois em 2014 o Governo Federal aumentou a alíquota do IOF sobre os cartões pré-pagos, passando para 6,38%. Já para a compra direta, a alíquota é de apenas 0,38%... O ágio e o deságio na compra e venda da moeda americana ocorre nas duas formas.

5 = Por outro lado, visando o longo prazo não acredito que a compra direta da moeda seja a melhor opção. Prefiro os fundos cambiais, mesmo com a incidência do imposto de renda. Aqui, a operação é mais simples e segura (você não precisa guardar dinheiro em casa). Os fundos cambiais também são indicados para as pessoas ou empresas que possuem dívidas baseadas em moeda americana (você estará praticando uma proteção, também chamado mercado de hedge).

6 = Já para as pessoas com maior conhecimento sobre o mercado financeiro, outra boa opção é investir em contratos futuros do dólar. Porém, além de exigir maior conhecimento por parte do investidor, outro incômodo é a necessidade de rolagem dos contratos mensalmente. Mais informações, conheça meu livro sobre o mercado futuro na Amazon.

MJR


* As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário