segunda-feira, 9 de março de 2015

Realizar lucros ou manter posição comprada em dólares?



Hoje o dólar futuro bateu 3,15 reais. Alta de mais de 23% desde a mínima de janeiro de 2015 e 18% em relação ao fechamento de 2014. Até onde vai o dólar? Não sei e imagino que ninguém saiba. A alta da moeda americana é generalizada no mundo, mas aqui a grave crise política-econômica do Brasil é o combustível extra. Contudo, mesmo com o viés fortemente altista do câmbio desde o ano passado, acredito que estamos próximo do fim deste ciclo de alta mais agudo. Desta forma, para quem não investiu em dólar até agora, este não é o momento ideal para “apostar” na continuidade da alta. Para quem está comprado e já tem um bom lucro, o ideal é realizar parcialmente os lucros e manter parte da posição comprada. Veja alguns motivos para uma desaceleração da escalada do dólar:

1.     
O dólar atingiu rapidamente a cotação prevista pela maioria dos analistas para o ano de 2015. É verdade que muitas vezes temos um pico de alta (overshooting) antes da estabilidade do câmbio. A previsão do mercado está entre 2,90 e 3,10 reais para o fim do ano.

2.     
Nenhum ativo sobre para sempre. As valorizações agudas ou erráticas são corrigidas no médio e longo prazo. O mercado é maníaco-depressivo!

3.      A atual equipe econômica do Governo Federal está assistindo de camarote a escalada do dólar, sem intervenções, porém tudo tem seu limite. Este desequilíbrio no curto prazo poderá afetar drasticamente as empresas endividadas em dólar. O que já está ruim pode piorar muito.

4.      Uma alta persistente do dólar alimenta ainda mais inflação, que está muito acima do teto da meta.

5.      Graficamente, o dólar está muito sobrevendido, tanto no diário, quanto no semanal. Uma correção está próxima.

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos. MJR


Nenhum comentário:

Postar um comentário