sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

A alta do IBOV nos últimos 30 dias é sustentável no médio prazo?



No dia primeiro de fevereiro escrevi que o IBOV começava uma alta após um janeiro terrível para o mercado acionário pelo mundo afora. Na ocasião, eu acreditava que o movimento de alta estava mais para uma virada do que para um mero repique. Bingo! Mesmo com a queda dos últimos dias, uma correção esperada, o IBOV subiu mais de 10% do final de janeiro para cá.

Sempre é bom lembrar que a derrocada das bolsas mundiais em janeiro foi motivada por três fatores principais: preocupação com a desaceleração da China, a crise do Petróleo e a elevação da taxa de juros nos EUA. Todos estes fatores foram amenizados em fevereiro, o que trouxe alívio para as bolsas.

Mas por que o IBOV subiu forte em fevereiro?

1.       A Bovespa ficou muito barata no final de janeiro, mesmo com toda a crise econômica. Ela estava cotada a menos de 10 mil pontos em dólares.

2.      
A desvalorização das empresas de commodities foi brutal em janeiro – mais de 30%.

3.      
A Bovespa acompanhou as bolsas mundiais.

4.      
E por último, na última segunda-feira, 22, um fator extra: a 23ª fase da operação Lava Jato colocou gasolina extra na combustão.  Alta de 4%, somente neste dia.

Por último, o que esperar do IBOV para os próximos dias e semanas?


1.       Sempre é bom lembrar de que os fundamentos da economia nacional continuam os mesmos, terríveis, e sem perspectivas. O que melhorou temporariamente foi o cenário externo.


2.      
Os desdobramentos da Lava Jato, do impeachment e do julgamento no TSE podem afetar drasticamente o desempenho da Bovespa, para cima ou para baixo. Se o processo caminhar contra o Governo, e deve caminhar, a bolsa pode disparar.


3.      
Mas, sem esses fatores surpresas, pelo gráfico diário, espero por mais alguns dias de alta na próxima semana. Fechamos nesta sexta-feira na linha inferior do canal de alta (linhas verdes paralelas no gráfico diário – gráfico acima) e possivelmente buscaremos a linha superior na semana que vem – potencial de alta entre 5,0 e 7,0%. Portanto, devemos fechar o mês de fevereiro no azul e os primeiros dias de março também devem ser positivos. Contudo, a perda da linha inferior do canal de alta na segunda-feira e com alto volume financeiro pode derrubar a bolsa, visto que no gráfico semanal o IBOV já atingiu seu objetivo, a média móvel de 21 períodos, e fez um candle de conotação baixista na última semana (estrela cadente). Veja o gráfico abaixo.




4.       Daí para frente o cenário fica ainda mais incerto, pois o IBOV aproxima-se de uma fortíssima resistência: 44 mil pontos. Não acredito que o IBOV consiga passar facilmente por essa região. São vários sinais concordantes nos gráficos diário e semanal. Mas se passar, o IBOV pode entrar num Bull Market (só acredito nesta hipótese com o avanço do processo contra o Governo).

5.      
Portanto, recomendo muita cautela. Uma correção ou congestão durante o mês de março é o caminho mais provável – salvo os fatores surpresa comentados. O que fazer? Realize seus lucros parcialmente na semana que vem (ao atingir os 44 mil pontos) ou faça hedge de carteira utilizando o mercado de opções ou mercado futuro. Não devolva para o mercado os seus ganhos recentes. O mercado é maníaco depressivo!

Bons investimentos.


MJR





Nenhum comentário:

Postar um comentário