terça-feira, 12 de julho de 2016

O IBOV mostra força compradora neste começo de mês



Aproveite, o mercado brasileiro de ações ficou mais previsível e, portanto, menos complicado para você investir. Após mais de dois anos de incertezas políticas, o IBOV começa a seguir seu próprio caminho (junto com as bolsas mundiais, é claro). Os solavancos no índice determinados pelas peripécias políticas e pelas ações da operação Lavajato parecem contidos. Chega de sustos!

Desta forma, operar na Bovespa está um pouco mais fácil. Os cisnes negros foram guardados para outros momentos da história. Outro ponto importante: como comentei na semana passada, o IBOV passou a trabalhar numa tendência de alta no gráfico diário desde o começo de julho de 2016, o que facilita os investimentos na ponta compradora.

O primeiro objetivo do IBOV foi praticamente alcançado no dia de hoje: 55 mil pontos. O candle de hoje mostra entrada de força vendedora (seta). O mais provável é uma correção até os 53 mil pontos e, depois, retomar a alta em busca dos 58 mil pontos, rompendo uma linha primária de tendência de baixa que começou em 2011. Daí, entraremos no campo positivo para um prazo maior.

Existe ainda a possibilidade do IBOV continuar subindo um pouco mais nesta semana, além dos 55 mil, para depois corrigir. Fica o alerta!

Particularmente, não acredito no rompimento dos 58 mil pontos, antes da efetivação do governo Temer. Contudo, a combinação do rompimento deste patamar e o afastamento definitivo da ex-presidente desencadeará um movimento explosivo do IBOV. Cuidado: o efeito contrário também é verdadeiro em caso de retorno do “fantasma”.

O cenário somente ficará preocupante, se o IBOV perder os 51.600 pontos, o que atualmente é menos provável.

Não espere o rompimento destes patamares, 55 e 58 mil pontos, para montar sua carteira de longo prazo, comece desde já, aos poucos. É a possibilidade de ganhos expressivos no longo prazo. Mexa-se o quanto antes, porém invista corretamente. Estude por conta própria ou procure ajuda de bons especialistas.

Um último comentário: os períodos de correção no IBOV podem e devem ser aproveitados através da combinação entre o mercado à vista e o mercado futuro (índice futuro). Conheça esta importante ferramenta de hedge e acelere seus ganhos. É mais simples do que você imagina.


Boa semana!

MJR


Nenhum comentário:

Postar um comentário