terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Compre aos poucos, mas continue comprando!



Alguns leitores e amigos têm me perguntado nos últimos dias, o que fazer com os investimentos após as turbulências políticas, internas e externas, desde o começo de novembro. Leia o que penso sobre o assunto:

1 – As incertezas políticas por aqui vão continuar. Mudaremos apenas o assunto. Já foi o “Fora Dilma”, o “Fora Cunha” e agora é o “Fora Renan”. Aos poucos estamos expurgando os malfeitores de Brasília. Mesmo que venha o “Fora Temer” no ano que vem, pela lei, teremos uma eleição indireta no Congresso Nacional. Seja lá quem for assumir, será muito melhor que a turma do PT. Portanto, as melhorias serão constantes, mas paulatinas. Tenha paciência.

2 – As reformas necessárias para sairmos da crise econômica estão andando. A PEC do Teto está próxima do desfecho. Mesmo com o pedido de afastamento do Renan e a “posse” do petista Jorge Viana, dificilmente o cenário mudará, pois a oposição (PT e Cia) atualmente é uma minoria inexpressiva. O que pode acontecer é um caminho um pouco mais tortuoso para sua aprovação final. A reforma da Previdência foi encaminhada ao Congresso. O caminho será longo, mas o Presidente do Senado será outro a partir de fevereiro (eleição bianual).

3 – O desempenho e as práticas de algumas Estatais mudaram da água para o vinho. Ouvi isso de um renomado gestor. Banco do Brasil e Petrobrás são os destaques. Não há termos de comparação com a gestão petista.

4 – Com o maciço apoio popular, a operação Lavajato vai continuar e o processo de depuração dos políticos também. Finalmente a corrupção generalizada no Brasil será minimizada.

5 – Os juros básicos estão em trajetória descendente. É um caminho sem voltas, inexorável. O Presidente do BC começou com cortes pequenos (50 pontos-base) nas últimas reuniões, mas já existe a sinalização para cortes mais generosos em 2017. A inflação está em franca desaceleração. Mesmo com a alta do dólar, a atual recessão impedirá o retorno do processo inflacionário no curto prazo. Teremos juros muito menores em 2017 e 2018.

6 – A vitória de Trump assustou os mercados, mas a histeria começou a ser controlada. Não vejo grandes interferências no Brasil para 2017.

7 – As commodities após atingirem o fundo do poço em 2016 estão em franca recuperação e isto ajudará a recuperação econômica e impulsionará a bolsa.

Posto isto, o que fazer com os investimentos?

1 – Compre bolsa. Caiu, comprou. E se o mercado cair mais? Continue comprando. No momento (últimas semanas), a bolsa está oscilando entre 58 e 65 mil pontos. Acho difícil perder os 56 /57 mil pontos, mas se acontecer, você deve aproveitar a Black Friday proporcionada pelo mercado e comprar mais. Mas lembre-se: estou falando de investimentos para o longo prazo. Não aplique o dinheiro dos presentes de Natal.

2 – Compre mais títulos prefixados e indexados à inflação. A recente alta dos juros futuros assustou muita gente, pois houve um deságio nestes títulos. Não assuste. Não venda. Aproveite o pânico do mercado e compre mais. Mais uma vez, não aplique o dinheiro do curto prazo.

Dúvidas sobre o Tesouro Direto. Conheça meu novo livro publicado na Amazon. Tenho recebido um feedback positivo de vários leitores.

MJR




* As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário