segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

IBOV rompe a máxima de 2016, mas...



O índice Bovespa rompeu a máxima de 2016, mas todo cuidado é pouco. No pregão de hoje, 23 de janeiro de 2017, o IBOV fechou em 65.749 pontos, próximo da máxima do dia (veja gráfico diário). Apesar de mostrar força compradora e com um volume financeiro acima da média (setas), o índice está muito esticado e a possibilidade de um rompimento falso não pode ser descartada. Então, o que fazer?

1.      Se você estiver comprado, continue! A alta pode esticar um pouco mais. A próxima forte resistência está em 69 mil pontos (máxima de 2012).
2.     
Se você quiser proteger seus ganhos, venda parcialmente suas ações – realização parcial de lucros. Assim, você realiza lucros e continua aproveitando o rali.
3.     
Se você tiver domínio sobre derivativos, acho que chegou o momento de proteger parte de sua carteira através do mercado futuro (venda de minicontratos) ou comprando puts (opções de venda).
4.     
A única coisa que você não deve fazer, por enquanto, é apostar na venda. Apesar do estado sobrecomprado do IBOV, ainda não sinais gráficos de reversão, o que pode acontecer a qualquer momento nos próximos dias / semanas.

5.   Outro ponto importante: tudo indica que entramos numa forte tendência de alta para o longo prazo (próximos anos).  

Aproveite o
BULL MARKET.

MJR


* As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário