sábado, 18 de março de 2017

Semana decisiva para o IBOV.



Esta semana poderá ser o divisor de águas para a evolução do índice nas próximas semanas / meses.

Estamos perigosamente flertando com uma importante zona de suporte, por volta dos 63 / 64 mil pontos.

Se perder, o IBOV pode azedar de vez e a hipótese de uma generosa queda até os 57 mil pontos é a mais provável. Uma queda de 10%.

Por outro lado, se o IBOV respeitar o suporte, e com convicção, poderemos retomar a alta rumo as 74 mil pontos.

Perceba que são movimentos totalmente opostos. Mas no mercado de ações essas situações são corriqueiras.

Antes de comentar os detalhes mais técnicos, fica a dica para o pequeno investidor: proteja parte dos seus investimentos em bolsa. Não deixe sua carteira aguardando dias melhores. Faça isso realizando lucros parciais em operações bem sucedidas ou comprando proteções no mercado futuro e mercado de opções.

Dados de análise técnica:

Na quarta-feira, 15, o IBOV fez um forte movimento de alta, superando as resistências imediatas de curto prazo, acompanhado de alto volume financeiro. Era um ótimo sinal para a retomada do movimento de alta, após a correção desde o topo em 69 mil pontos. Todavia, na quinta e principalmente na sexta, 17, o índice mostrou força ainda maior na queda (forte entrada de vendedores), ou seja, o movimento de alta na quarta-feira foi totalmente anulado.



Se o IBOV perder definitivamente os 64 mil pontos no gráfico diário, uma importante figura de reversão pode ser acionada (“ombro-cabeça-ombro”) o que poderá derrubar o índice até os 57 mil pontos.



Já pelo gráfico semanal ainda temos fôlego para cair um pouquinho mais (até os 62 / 63 mil pontos), onde os preços encontrarão a média móvel de 21 períodos, a linha de tendência de alta de longo prazo (LTA) e faixa de correção dos 61,8% de Fibonacci.



Se no gráfico diário a tendência de alta está fortemente ameaçada, no semanal a história é diferente, pois só perderíamos a tendência de alta na perda dos 57 mil pontos. Estamos tranquilos nesta periodicidade. No mensal o cenário é ainda mais favorável.



E mais. Vários ativos importantes estão sinalizando mais quedas no curto prazo: PETR4, VALE5 e Bancos.

Posto isto, o que eu espero nesta semana:



Será uma semana pesada. A maior probabilidade é da continuidade das quedas. Entretanto, vira e mexe o IBOV não segue o caminho mais provável, sinaliza para um lado e corre para o outro. Falsos rompimentos são corriqueiros.


I
ndependentemente dos próximos capítulos, eu vou estar tranquilo, pois não tenho dúvida que estamos diante de um mercado de alta de longo prazo (BULL MARKET). Mesmo neste cenário, correções mais vigorosas acontecem. E são elas que confirmam a tendência. Não se preocupe. Sugiro apenas proteger parte dos seus investimentos, como já comentado.

Se o IBOV testar o suporte e voltar a subir, ótimo. Se cair mais, meus mecanismos de hedge vão me propiciar aumentar ainda mais minha carteira, pagando mais barato pelas ações. Essa é a lógica num BULL MARKET: fazer "caixa" e aumentar as posições acionárias nas correções!

MJR



Nenhum comentário:

Postar um comentário