terça-feira, 31 de julho de 2018

Atualização mensal do IBOV – Agosto 2018




No começo do mês, comentei que o caminho mais provável do Índice Bovespa para o mês de julho era o repique até os 78 mil pontos. Bingo. E melhor. O IBOV foi além do previsto por mim, ultrapassando o patamar dos 80 mil pontos.

A tendência de curto prazo, no gráfico diário, é claramente de alta. Todavia estamos diante de uma importante barreira: a média de 20 períodos no semanal, o que pode segurar momentaneamente a recuperação do IBOV. Inclusive no dia de hoje, o candle formado no gráfico diário do IBOV sugere uma correção para os próximos dias, em direção a média de 20 períodos (o mercado ganharia fôlego para buscar no futuro novas máximas). Veja o gráfico diário:



Para o mês de agosto, o fechamento dessa semana será decisivo: fique atento ao candle de fechamento e ao volume financeiro negociado nessa semana, que poderão indicar o rumo das próximas semanas de agosto.

Outras barreiras: o IBOV está em cima da média de 200 períodos do gráfico diário (relembrando, essa média é um grande divisor de águas no mercado: BULL x BEAR Market) e também da retração de 61,8% de todo o movimento de baixa, iniciado em meados de maio. Outro ponto negativo: já são cinco semanas consecutivas de alta! Reveja o gráfico inicial (semanal).

Dois pontos positivos: o fluxo estrangeiro voltou a ficar positivo em julho. E, se o IBOV romper com força os 80 mil pontos, a próxima barreira é o topo histórico (potencial de alta de 10%).

Passando para o cenário político. O processo eleitoral começará de verdade no mês de agosto. Prepare-se para o aumento da alta volatilidade. Se um candidato de centro-direita despontar, o IBOV vai junto, mas se a esquerda ganhar força, o IBOV poderá realizar de maneira mais forte.

O dólar perdeu força no último mês, mas provavelmente ganhará peso no próximo mês, por se tratar de um hedge natural em períodos binários, como o pré-eleitoral.

O que fazer neste mês? Vejam as minhas ponderações:

1.      
Como comentado, o fechamento dessa semana poderá ser decisivo.
2.       O aumento da volatilidade em agosto é praticamente certo.
3.       Se no mês passado, o risco-retorno na compra era muito bom, agora o risco aumentou significativamente.
4.       Realizações parciais de lucro devem ser aventadas.
5.       Eu, particularmente, evitaria abrir novas posições compradas. Por outro lado, manteria a carteira até o surgimento de algum sinal mais forte de correção.
6.       Uma estratégia interessante seria montar alguma ferramenta de hedge, usando derivativos e comprando dólar.

Em resumo: continue aproveitando a recuperação do mercado nacional, mas tome bastante cuidado. Busque um sinal mais claro de reversão de tendência. E prepare-se para o forte aumento da volatilidade: a montanha russa do mercado está próxima!

MJR


* As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário