sexta-feira, 24 de agosto de 2018

A escalada do dólar





Desde o fundo em janeiro de 2018 o dólar subiu frente ao real mais de 30%. O dólar futuro saiu de R$ 3,12 para R$ 4,12, no momento em que escrevo. Talvez o dólar americano seja o ativo mais difícil de ser previsto. Mesmo especialistas renomados proferem previsões equivocadas. Comento a seguir algumas ponderações relevantes:

1 = A cotação da moeda americana é um “consenso mundial”. Ela não é determinada pelos players locais. O aumento da moeda americana em 2018 foi generalizado. O aumento significativo do “Dólar Índex” comprova isso, haja vista que esse índice é a relação do dólar americano frente a uma cesta de moedas internacionais. Veja o gráfico a seguir. Vários analistas tentam explicar o movimento de alta, mas nem sempre a explicação é óbvia. Não obstante a isso, alguns fatores me chamam a atenção. Primeiro, a economia americana continua com maior força em relação aos demais mercados globais, especialmente ao europeu. Segundo, no início do ano um membro do governo americano “sugeriu” que a economia americana poderia se beneficiar de um dólar mais fraco. Daí, investidores globais apostaram fortemente na queda. Como ela não ocorreu e o dólar começou a subir, esses investidores foram “estopados” nas suas operações (eles optam por encerrar a transação no prejuízo, evitando perdas maiores) e, consequentemente, isso acelerou o movimento de alta. No jargão do mercado esse movimento é chamado de “short squeezing”. Por último, a guerra comercial deflagrada por Donald Trump em 2018 fortalece ainda mais a moeda americana.  



2 = A taxa de câmbio no Brasil é livre desde o ano de 1998. O Banco Central atua nos momentos de estresse, mas seu poder é muito limitado, ao contrário de que muitos pensam. O mercado global é muito mais poderoso do que qualquer banco central.

3 = Um ataque especulativo mais intenso ao real, a princípio, é menos provável, e isso se deve a alguns motivos: o Brasil tem uma considerável reserva cambial (cerca de 370 bilhões de dólares); a maior parte da dívida do Governo Federal é interna, não dolarizada; e, atualmente, a balança comercial não gera déficits importantes. Posto isto, o Brasil possivelmente não viverá momentos de “caos cambial” como os ocorridos recentemente na Argentina e na Turquia.

4 = Todavia, as eleições no Brasil agravam o cenário do câmbio. Como a situação fiscal no Brasil continua muito delicada, o meio que o mercado financeiro encontra para se proteger é através do câmbio e dos juros futuros. Ambos dispararam nos últimos meses. Somente para vocês terem uma noção, enquanto a Taxa Selic está em 6,5% ao ano, os juros futuros para 2025 estão em 12,2%. Quase o dobro! Isso mostra o atual pessimismo dos operadores do mercado financeiro com a economia brasileira, especialmente pelo gigantesco déficit fiscal das contas públicas.

Após essas colocações, qual o cenário do dólar mais provável para os próximos meses? Acredito que o viés continue de alta e a volatilidade deve aumentar consideravelmente, pelo menos até o pleito eleitoral. Se elegermos um presidente “reformista”, a moeda tenderá a recuar no médio e longo prazo (caminhará para os três reais), haja vista que a economia local vai se recuperar e o cenário externo também deverá ajudar nesse sentido. Em contrapartida, a ascensão de algum candidato da esquerda nas pesquisas eleitorais ou mesmo a eleição de um deles pode fortalecer ainda mais o dólar frente ao real. Neste cenário, alguns economistas sugerem que o dólar pode bater a casa dos sete reais ou mais. O que fazer? Como sempre, mantenha uma parte de seu portfólio atrelada diretamente ao dólar americano.

MJR

* As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário