domingo, 16 de setembro de 2018

Bovespa sem rumo, à espera das eleições.




O principal índice do mercado brasileiro encontra-se “travado” entre os 74 e 78 mil pontos. Acredito que até o surgimento de um sinal mais confiável sobre o desfecho eleitoral, o IBOV ficará nessa lenga-lenga.

Graficamente, na periodicidade diária, estamos claramente nessa congestão, mas o viés de baixa. Veja o gráfico inicial: perceba que os preços estão oscilando num canal de baixa – linha paralelas em vermelho. O rompimento dos extremos do canal pode ser o primeiro sinal da futura tendência do IBOV.

Enquanto isso o dólar americano atingiu o maior patamar da “era pós-real”. A escalada do dólar reflete o cenário internacional de fortalecimento global da divisa americana e também do cenário local incerto: a compra de dólares é um hedge natural em períodos de incerteza.

Sempre é bom lembrar que a alta do dólar deixa o IBOV ainda mais barato, pois 50% dos investidores da Bovespa são estrangeiros. O IBOV em dólares caiu mais de 34% em relação ao topo de fevereiro de 2018. Uma queda expressiva.

Alguns especialistas apontam que a bolsa poderá corrigir até os 60 mil pontos, numa eventual vitória da esquerda, ou romper a barreira dos 100 mil pontos, caso algum candidato reformista seja eleito.

Posto isto, claramente o divisor de águas é a eleição presidencial. Assim, mais três a seis semanas, a direção do IBOV será conhecida.

Todavia, fique muito atento. O mercado financeiro caminhará para um dos lados antes do fim do pleito eleitoral. Desta forma, os investidores mais arrojados devem se posicionar o quanto antes. Para os mais céticos e desconfiados, aguardar um pouco mais pode ser a decisão mais sábia, mesmo que paguem um pouco mais por isso.

60 ou 100 mil pontos em dezembro de 2018? A sorte está lançada.

MJR

* As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário