domingo, 30 de junho de 2019

Atualização mensal do IBOV – Julho 2019




Bingo. O meu otimismo com a bolsa brasileira no fim de maio foi confirmado e o IBOV subiu fortemente em junho (cerca de 4%).

A princípio, eu esperava por uma alta até os 106 mil pontos. Mas, meus estudos subsequentes mostraram que já atingimos o alvo desta “pernada de alta”: 103 mil pontos.

Posto isto, acredito que no curto prazo o IBOV deverá passar por uma correção em julho. Nada preocupante. Os alvos da correção são os 99 / 100 mil pontos e depois a faixa dos 95 / 96 mil pontos. 

Reveja o gráfico no começo do post:

Se isso de fato ocorrer, teremos fôlego renovado para mais altas a partir de agosto.

Todavia, é preciso ficar de olho em dois pontos:

1 = Uma aceleração da reforma da previdência ainda em julho, não esperada, poderá empurrar o IBOV pra cima.

2 = Na última semana tivemos o encontro do G20. Uma “real” trégua comercial entre a China e os EUA poderá elevar os índices americanos, e daí, seguiremos juntos.

O mais importante: o BULL MARKET da bolsa brasileira continua firme e forte. Independentemente do caminho de julho, o futuro da bolsa brasileira segue muito positivo.

Desta forma, utilize os momentos de baixa para aumentar sua posição no mercado acionário. Já nos momentos de muita euforia, como o de agora, talvez o melhor seja realizar uma parte dos lucros obtidos ou proteger a carteira. Para aqueles investidores mais conservadores, a manutenção da carteira também é uma alternativa interessante. A única coisa que eu não faria é aumentar a posição no atual patamar.

Bons investimentos.

As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário