domingo, 4 de agosto de 2019

Atualização mensal do IBOV – Agosto 2019




Bingo! Sobe no boato, cai no fato.

Esse manjado ditado na bolsa de valores é quase sempre verdadeiro.

Após o topo do IBOV em 106 mil pontos no dia 10 de julho, já são quase quatro semanas em queda.

Será que estamos próximos do fim da correção?

Eu, particularmente, acredito que poderemos cair um pouco mais.

O suporte de 100 mil pontos é o próximo alvo numa eventual continuidade da correção.

Esse seria o cenário ideal para a retomada do BULL MARKET: a correção do índice até a faixa dos 100 mil pontos ou um pouco menos (95 a 97 mil pontos).

Todavia, tecnicamente, o IBOV já aliviou o estado sobrecomprado e corrigiu nas periodicidades semanal e diária.



Desta forma, é preciso ficar atento aos próximos passos do IBOV, pois a retomada da pressão compradora poderá recomeçar a qualquer momento.

Após a queda dos juros básicos na semana passada, os compradores deverão voltar com força total, especialmente os estrangeiros, que retiraram mais de seis bilhões de reais do mercado de ações em julho.

Uma ressalva: o cenário externo poderá prejudicar temporariamente o ímpeto altista do mercado brasileiro, pois por lá, o cenário mais provável é um prolongamento da correção no mês de agosto, iniciada na última semana.

Por aqui, as atenções estarão concentradas na votação da reforma da previdência em segundo turno na Câmara e o início da discussão no Senado Federal. Qualquer novidade “ruim” deverá afetar os preços, negativamente.

E, por último, não preocupe com os ruídos frequentes do Twitter do Presidente. Isso não muda o cenário econômico promissor.

Posto isto, talvez por enquanto, o melhor seja aguardar, nada a fazer, ao menos até um sinal mais forte no gráfico diário que poderá ocorrer em breve. 

Aguardemos.

MJR


As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário