segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Atualização mensal do IBOV – Setembro 2019




Desta vez faço diferente. Escrevo a coluna mensal alguns dias antes do início do mês seguinte.

E faço isso por um motivo simples: vejo grandes oportunidades no mercado de ações.

E, usualmente, as maiores oportunidades são fugazes.

Desde meados de julho venho comentando que o IBOV corrigiria até os 100 mil pontos ou menos. 
No momento em que escrevo, o IBOV perdeu os 97 mil pontos.

Em minha opinião, o movimento de queda ocorreu principalmente em virtude do cenário externo desafiador e a fuga dos investidores estrangeiros do Brasil – saldo negativo em 21 bilhões de reais em 2019 (quase 11 bilhões somente em agosto).

E mais, por aqui não tivemos novidades relevantes no cenário político e econômico, assim, o IBOV e vários ativos “precisavam” de uma correção após a última pernada de alta que ocorreu entre maio e julho. É um movimento natural e corriqueiro. O índice precisava ganhar fôlego para novos voos. Quem sabe: rumo aos 116 / 120 mil pontos até o fim de 2019.

Acho que o fim da correção está próximo, porém, acertar os fundos e os topos de um ativo é uma missão quase impossível. Precisamos assumir a ignorância.

Teoricamente o BULL MARKET estrutural de longo prazo continua o mesmo.

Desta forma, acredito que chegou a hora de aumentar as posições em bolsa, especialmente para os ativos que recuaram com mais força. A saber: enquanto o IBOV caiu 10%, alguns ativos importantes desabaram mais de 30%.

Faça isso aos poucos, sem atropelos, pois a queda poderá continuar por mais algum tempo, especialmente se o cenário externo degringolar ou surgir algum “cisne negro” político por aqui. E invista somente o dinheiro de longo prazo.

Graficamente, existe uma barreira fortíssima para o IBOV na faixa entre os 94 e 97 mil pontos (retração de 61,8% de Fibonacci, MM200 e LTA de longo prazo). Acho improvável o IBOV perder esse suporte no atual momento. Mas, tudo é possível.



O próximo suporte estaria na faixa de 89 mil pontos. Se perdêssemos esse patamar, o cenário para o IBOV ficaria muito preocupante. Todavia, até aqui, uma possibilidade remota!

O IBOV, desde janeiro de 2016, tem respeitado os principais suportes. Um dos pilares da Teoria de Dow: a tendência vigência continua intacta até o surgimento de sinais claros de reversão. Estamos muito longe disso.

Aproveite as “promoções” que o próprio mercado financeiro nos oferece, mas não exagere na dose. Evite exposição em excesso ao mercado de ações e mantenha os pés no chão.

Respeite seu perfil de investidor. E não se esqueça: diversifique a carteira. Sempre!

MJR

As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário