terça-feira, 21 de janeiro de 2020

IBOV – Atualização extraordinária – Nuvens negras pela frente?





O movimento do IBOV no dia de hoje é preocupante. E mais. Pode ser o start de uma correção mais longa.

Após a forte alta do IBOV nos últimos meses, e principalmente, no mês de dezembro, uma correção em janeiro era esperada.

Todavia, o movimento em janeiro até aqui foi errático. Uma forte alta no primeiro dia de negociação em 2020, seguida de seis dias de queda, e depois, mais pregões de alta na semana passada. E hoje, uma queda significativa. Resultado: alta de pouco mais de 1% em 2020. 

Já escrevi nos últimos posts que espero por uma correção mais ampla e o movimento desta terça-feira pode ser o gatilho. Explico as razões técnicas (gráficas): 

1.      Há uma clara divergência altista no movimento recente de alta do IBOV (gráfico diário), especialmente nos indicadores MACD e OBV. Para quem não está habituado com os termos, isso ocorre quando os preços sobem, mas os indicadores não acompanham os sinais de compra. É um importante sinal de alerta! 

2.      O movimento de queda de hoje ocorre em cima do topo antigo, configurando a formação um provável “topo duplo”, que é um sinal gráfico de forte de reversão da tendência de curto prazo. Este sinal precisa ser confirmado com a perda da mínima de hoje nos próximos pregões.

3.      O IBOV fechou na mínima, com um candle amplo (“engolfo de baixa”) e com bom volume financeiro, ratificando o movimento.

4.      Apesar da tendência de alta nos gráficos diário e semanal, uma correção mais ampla ainda não ocorreu na periodicidade maior (gráfico semanal).



Assim, o movimento do IBOV nesta terça-feira deve ser visto com muita cautela. O pregão de amanhã poderá ser decisivo.

Próximos suportes: 116.700, 115.500 e, depois, o forte suporte em 110 mil pontos, já comentado. 

Por outro lado, o rompimento do último topo poderá dar algum fôlego extra para o IBOV.

Por último um detalhe interessante: apesar da alta do IBOV na última semana, vários ativos importantes do índice estão sem força, como os maiores Bancos e a Petrobrás. E isso mostra claramente que o IBOV perdeu força e momentum.

Sempre é bom relembrar que essa possível correção não altera o BULL MARKET de médio e longo prazo do IBOV iniciado em janeiro de 2016.

Aguardemos!

 As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos. E mais. O investimento no mercado de renda variável pode gerar prejuízos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário