terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

O IBOV abrirá em forte queda nesta quarta-feira de cinzas!





Enquanto no Brasil os foliões (e investidores) curtem o Carnaval, lá fora as bolsas derreteram nos últimos dias. Um banho de sangue.

Após o recesso de quatro dias e meio, o IBOV voltará a negociar nesta quarta-feira às 13 horas. E deverá abrir em forte queda, acima dos 5%.

Veja os motivos:

Da última sexta-feira para cá, as bolsas mundo afora caíram fortemente. Nos últimos dois dias o S&P perdeu mais de 6%. É improvável uma forte recuperação até amanhã.

O principal motivo é preocupação com o COVID19 que chegou de vez à Europa, especialmente na Itália.

O Índice Titãs (BR20) que é negociado na bolsa dos EUA, e representa as 20 principais empresas do Brasil, caiu quase 8% nos últimos dois dias.



Assim, a forte queda do IBOV amanhã é praticamente certa. Não é preciso ter bola de cristal.

Com a provável queda de amanhã, perderemos o primeiro suporte em 110 mil pontos e ficaremos acima do principal suporte em 105 mil pontos.

O comportamento dos preços após a abertura e o desempenho no restante do pregão serão fundamentais para os próximos passos do IBOV.

Um paralelo: no “Joesley Day” o IBOV caiu mais de 8% num único dia e marcou o fundo de 2017 para cá. Posto isto, não é hora de desespero. Pelo contrário, possivelmente o dia de amanhã poderá ser uma grande oportunidade.

O desempenho de longo prazo das empresas brasileiras não será afetado pelo vírus. As grandes oportunidades chegam nos momentos de pânico.   

Graficamente, o IBOV deverá fazer fundo entre 105 e 110 mil pontos.

E mais. Com a queda do IBOV e o aumento do dólar, a correção do IBOV em dólares foi ainda maior, favorecendo o retorno dos gringos (sem a queda de amanhã, o IBOV cotado em dólares recuou mais de 12%; o BR20 perdeu mais de 20% desde o último topo).



Mais uma vez, no atual momento, dê preferência para as grandes empresas (Blue Chips) em detrimento das menores. Os motivos já foram elencados em posts anteriores.

Todavia, sugiro muita cautela pois a continuidade da queda do IBOV poderá ocorrer, se as bolsas americanas continuarem em forte recuo.

Bons investimentos.

MJR

As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos. E mais. O investimento no mercado de renda variável pode gerar prejuízos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário