domingo, 1 de março de 2020

Atualização extraordinária do IBOV – BOTTOM TAIL




Escrevo esse post para uma alerta importante aos leitores que acompanham o blog.

Após o forte movimento de queda visto no decorrer dos últimos dias nas bolsas mundiais, na última sexta-feira os mercados fizeram uma relevante movimentação.

Na sexta-feira, 28/02, os índices começaram em queda e depois mostraram uma reação surpreendente durante o restante do pregão.

O sinal gráfico é de um “bottom tail”, ou seja, o mercado sinalizou FUNDO no curto prazo. Esse sinal costuma ser muito fidedigno, porém não é 100%, como sempre em análise gráfica.

O sinal acima descrito ocorreu no Dow Jones, no S&P, no IBOV e nas Blue Chips brasileiras.





É provável que tenhamos uma boa recuperação nos próximos dias (mesmo com a abertura negativa do mercado futuro americano neste domingo à noite).

Isso não significa que haverá uma recuperação imediata do terreno perdido, mas uma pausa na sangria é quase certa.

No post anterior comentei que o IBOV possivelmente faria fundo acima dos 105 mil pontos. Ledo engano. O índice buscou o próximo suporte em 100 mil pontos e reagiu fortemente.

Assim, acredito que talvez seja um bom momento para aumentar as posições compradas, especialmente nas grandes empresas. Mas, faça aportes parciais.

Alerta: de uma maneira geral as Small Caps ainda não sinalizaram essa reação e quedas adicionais podem ocorrer.

A acentuada queda dos índices globais foi motivada pelo temor com o coronavírus. Apesar de não sabermos o futuro da doença, nos níveis atuais de preços, vários ativos estão convidativos: boa margem de segurança.

Por último, alguns comentários:

É muito comum que após o sinal de fundo, o ativo suba por alguns dias e depois volte a cair, retestando o fundo. Aqui poderemos ter uma nova oportunidade de compra.

Por outro lado, se perdemos o fundo de 100 mil pontos no IBOV (em fechamento), a continuidade da queda é certa.

E não se esqueça da significativa correlação atual entre o IBOV e os mercados americanos. Mesmo em estágios diferentes dos ciclos econômicos, a correlação está muito entrelaçada. Com certeza não saíremos ilesos numa eventual continuidade do recuo dos índices globais.

Bons investimentos.

MJR


As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos. E mais. O investimento no mercado de renda variável pode gerar prejuízos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário