sexta-feira, 13 de março de 2020

Atualização IBOV – Curto prazo ainda muito incerto




No último post (01/03/2020) o IBOV estava cotado a 104 mil pontos. Escrevi naquele dia que o índice tinha feito um sinal de fundo no curto prazo e que deveria “repicar”. De fato, isso ocorreu e o IBOV subiu quase 5% em 2 dias. O recuo a seguir também era provável, testando novamente o fundo em 100 mil pontos. Daí para frente surgiu o imponderável.

Seguindo o forte recuo das bolsas mundiais, o IBOV perdeu 30% em apenas seis pregões. A maior queda do IBOV num curto espaço de tempo. Do topo em janeiro até o dia de ontem (12/03) a queda superou 40%. Definitivamente, ninguém previa tal magnitude de movimento. Foi um arraso no valor das ações.

Esqueçamos o passado e pensemos no futuro.

O prognóstico para o longo prazo continua o mesmo. Já comentei isso, mas repito, mesmo os grandes “bull markets” passam por correções agudas. Assim, não desfaça de suas ações.

A hora de vender já passou. O “timing” ideal ocorreu quando o IBOV estava cotado acima dos 115 mil pontos, quando recomendei realizações parciais no mês de janeiro.

Não é fácil ver a carteira de ações sangrando, mas não tome decisões precipitadas. Os fundamentos da economia brasileira continuam os mesmos.

Por outro lado, no curto prazo as incertezas aumentaram em progressão geométrica e a alta volatilidade permanecerá. A forte disseminação do coronavírus, a crise do petróleo e a paralisia da economia mundial devem afetar significativamente o crescimento global e o lucro das empresas.

O que fazer?

Se você tiver caixa aumente suas proteções em ouro e dólar. Se antes o indicado era 10%, talvez 20% seja um bom montante. Outros mecanismos de hegde mais sofisticados também podem ser usados pelos investidores mais experientes.

Aproveite as quedas abruptas para aumentar a posição em ações, mas sempre com muita parcimônia. Vários ativos estão baratos, mas podem ficar ainda mais. Compre aos poucos.

E o mais importante: invista apenas em boas empresas. Não compre empresas ruins só porque caíram muito. É uma tremenda fria.

Mantenha intacto seu fundo de reserva. A crise pode durar mais tempo do que o previsto.

Foque na diversificação da carteira. Não ouse concentrar seus ativos em supostas oportunidades de renda variável.

Com o pânico mundial, as taxas do Tesouro Direto ficaram mais atrativas. Mais uma vez, compre aos poucos. A situação pode piorar e as taxas ficarem ainda mais atrativas.

Duvide de quem sabe o que acontecerá no mercado nas próximas semanas. É uma missão impossível. Ninguém tem a menor ideia do ocorrerá no curto prazo.

Resumindo: a meta no curto prazo é sobreviver à tempestade. A atual crise é passageira, mas não sabemos quantificá-la em tempo. A situação pode piorar. Foque no longo prazo!

Bons investimentos e muita calma!

* O pânico é uma das principais causas de transferência de renda no mercado financeiro. 

MJR




Nenhum comentário:

Postar um comentário