quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Bovespa ladeira abaixo??



E agora Marcelo. Bovespa a 44 mil pontos! Rumo aos 29 mil pontos ou já chegamos ao fundo do poço? Sinceramente, gostaria de ter esta resposta. Mas não tenho. Talvez ninguém saiba. Nos últimos dias ouvi de tudo: Bovespa a 36 mil pontos (cerca de 10 mil dólares), 29 mil pontos (fundo de 2008), dentre outros palpites. Confesso que não cheguei à conclusão alguma. Infelizmente. Mas veja algumas ponderações que fiz e reflita sobre os pontos positivos e negativos:

1 = A crise econômica (e política) no Brasil está no clímax, sem perspectiva de melhora. Ponto negativo para o IBOV.
2 = A incerteza sobre a economia chinesa está no auge. Ponto negativo.
3 = Commodities em forte baixa. Ponto negativo
4 = Aumento dos impostos para os bancos. Ponto negativo.
5 – As bolsas lá fora tiveram altas expressivas nos últimos anos e “precisam” corrigir (o que já está acontecendo de forma mais aguda). Somos muito dependentes de investidores estrangeiros. Ponto negativo.
6 = Os juros americanos vão subir em breve. Ponto negativo.
7 = Os lucros das empresas brasileiras listadas em bolsa minguaram. Ponto negativo.

Será que existem pontos positivos para o IBOV?

1 = O dólar nas alturas. Ponto Positivo. Como? A bolsa brasileira ficou ainda mais barata para os estrangeiros: hoje em 12.300 dólares. Um patamar menor do que o da crise de 2008.
2 = Ações de várias empresas ficaram com preços irrisórios quando comparados ao valor patrimonial da empresa e ao potencial de lucros no pós-crise.
3 = O Brasil, ou melhor, o Mundo não vai parar de consumir minério de ferro, petróleo, cerveja, comida, etc.
4 = As crises por mais demoradas que sejam um dia acabam. A história confirma esta premissa.
5 = O mercado financeiro comumente precifica erradamente as ações em situações de pânico, como a atual. Por que a VALE há poucos dias valia 15 reais e agora vale 12. O preço certo não seria 25, 30 ou 10? Ninguém sabe. Agora tudo é chute: renda “muito” variável.
6 = Quando há fortes exageros nos sentimentos do mercado, como o pessimismo atual, e grande volatilidade nas bolsas, comumente costumam ser indícios de fundos. Será?
7 = Por último, o IBOV está num fortíssimo suporte (44 / 46 mil pontos). 

Posto isto. Onde irá o IBOV no curto prazo? Não sei e o fundo pode ser bem mais baixo... E no longo prazo? No futuro com certeza olharemos para o índice e falaremos: como o IBOV estava barato!

MJR

* As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário