sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Semana agitada na Bovespa


Começamos a semana num verdadeiro caos. Pessimismo global com o gigante asiático (China). A manhã de segunda foi um banho de sangue. Mas já no período vespertino ocorreu uma boa recuperação.

Na terça o dia foi invertido. Começamos em alta e devolvemos grande parte dos ganhos à tarde.

Na quarta e quinta tivemos uma forte alta na Bovespa e com ótimo volume. Mais de 7% de alta. Já em relação ao fundo da segunda, a alta foi de 12%.  

Hoje, sexta, temos um dia de correção no IBOV, mas com baixo volume. Realização de lucros e muitos investidores não querem ficar posicionados no final de semana (volatilidade). As bolsas internacionais fecharam perto da estabilidade.

O que esperar para os próximos dias?

Esqueçamos os fundamentos. Pelos gráficos o IBOV pode ter feito na última segunda um fundo importante de longo prazo (por volta de 44 mil pontos), junto da mínima de 2013. Veja o gráfico mensal:



A maciça entrada de força compradora é a maior prova disso (muito volume financeiro). Veja o gráfico semanal abaixo. Observe o candle da semana: apesar da pequena sombra superior (queda de hoje), ele tem forte conotação altista!



Curiosidade: veja abaixo o gráfico semanal do Dow Jones. Candle de forte conotação altista com grande volume financeiro e em cima de suportes.

   

Contudo, a volatilidade está muito alta e nada impede que o mercado vire a mão de novo. Para baixo é claro. E volte a testar os 44 mil pontos.

Desde ontem o IBOV testa a média móvel de 21 períodos. Numa tendência de baixa, como a atual, o habitual é o mercado cair. Todavia o repique foi muito forte e um eventual rompimento da média na próxima semana poderá trazer nova força compradora. As próximas resistências do IBOV se encontram entre 50 e 51 mil pontos.

Notícias positivas ou negativas (internas ou externas) poderão ser o gatilho do movimento de alta ou baixa, respectivamente.

O que fazer no curto prazo?

Recomendo bastante cautela. Aguardar os próximos movimentos é o mais prudente. Não queira prever o movimento do mercado. Bom final de semana!

MJR

* As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário