sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Atualização – O que esperar do IBOV para as três próximas semanas de novembro?




Desde o fim das eleições, nas duas semanas seguintes, o IBOV ficou no zero-a-zero. Fechou no dia de hoje em 85.641 pontos. Na véspera do segundo turno, sexta-feira, a cotação era praticamente a mesma, 85.719 pontos.

Apesar do resultado final, a volatilidade do IBOV foi intensa nestas duas semanas. Abriu em GAP de alta na segunda-feira pós-eleição e depois recuou de maneira aguda no mesmo dia. Em seguida, subiu fortemente por quatro dias, acompanhando o exterior, e a partir da última terça-feira, devolveu todo o ganho.

Alguns pontos importantes:

1.      Apesar do cenário interno favorável para os ativos de renda variável, o mercado externo continua complicado. Se por lá “azedar” de vez, o IBOV não sairá ileso.

2.      Aqui no Brasil, os estrangeiros seguem fortemente vendidos no mercado à vista e no mercado futuro. Enquanto isso não mudar, o IBOV não irá muito longe. Relembrando, os estrangeiros representam 52% dos investidores da B3.

3.      Os grandes fundos nacionais também estão subalocados em bolsa.

4.      A possibilidade de retomada da economia local é muito provável nos próximos meses (anos), o que impulsionará o mercado de ações.

5.      Repito que estamos apenas no terceiro ano de ganhos na bolsa. O ciclo de alta da bolsa iniciado em janeiro de 2016 ainda tem muito chão pela frente.

6.      O objetivo de longo prazo continua incalculável. A cotação atual do IBOV em dólares está em 22.838 pontos. Para que se tenha uma ideia, em 2008, a cotação máxima do IBOV foi de 45 mil dólares. Em geral, após longos períodos em baixa, as bolsas costumam se multiplicar nos períodos seguintes de alta, superando em muito os topos anteriores. Por exemplo, a bolsa brasileira, do fundo em 2002 até o topo em 2008, subiu cerca de 770%.



Posto isto, acredito que as quedas recentes são ótimas oportunidades de aumentar a posição em ações. Em minha opinião o IBOV até pode retomar a alta em breve, mas ainda tem espaço para recuar um pouco mais até os 80 mil pontos (média móvel de 200 períodos do gráfico diário, média móvel de 21 períodos do gráfico semanal e linha inferior do canal de alta).  Essa segunda hipótese me parece a mais provável para o mês de novembro. Aguardemos.

E nunca podemos esquecer que recuos mais intensos podem ocorrer mesmo numa forte tendência primária de alta (BULL MARKET). Por outro lado, ganhos expressivos também podem ocorrer a qualquer momento. Portanto, aplique aos poucos e não fique de fora da bolsa, e nem tente adivinhar os fundos.

Bons investimentos.

MJR

* As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário