sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Atualização do IBOV – Dezembro de 2018 – Rumo aos 100 mil pontos. Será?







No dia de hoje, última jornada de novembro, o IBOV atingiu a marca dos 90 mil pontos pela primeira vez na história.

O caminho natural do IBOV seria continuar em alta nos próximos dois meses, dezembro e janeiro, e quem sabe atingir ou romper os 100 mil pontos. O cenário interno de otimismo no Brasil sugere esse rumo.

Os gráficos de preços nas periodicidades diária e semanal também fortalecem essa trajetória, especialmente após o IBOV romper uma figura gráfica de continuidade no gráfico diário (triângulo) e o fortíssimo fechamento no gráfico semanal no dia de hoje.






Mas confesso que alguns aspectos me incomodam, veja:

1.      Os estrangeiros continuam fortemente vendidos no mercado à vista e no mercado futuro, e por outro lado, comprados em dólares.

2.      Em geral o mês de dezembro é positivo para as bolsas (sazonalidade), mas às vezes essa premissa não é confirmada, e observamos fortes movimentos de queda, como aquele ocorrido em 2015.

3.      Os índices americanos, apesar da recuperação recente, estão em clara tendência de baixa no curto prazo.

4.      S&P: fique atento ao suporte e a resistência, em 2.600 e 2.800 pontos, respectivamente, pois o rompimento dos mesmos podem desencadear movimentos bruscos direcionais.

5.      As commodities metálicas e o petróleo tiveram forte queda nas últimas semanas, o que limitou a valorização da Vale e da Petrobrás. O rumo das commodities no próximo mês pode ditar a direção do IBOV. Curiosidade: mesmo com a forte queda do barril de petróleo, de 80 para 50 dólares, as ações da Petrobrás ficaram relativamente estáveis, o que mostra muita resiliência do ativo – fator de muito otimismo.

6.      A reunião do G20 em Buenos Aires pode ser o combustível extra para o movimento de curto prazo, especialmente se houver uma trégua na guerra comercial entre a China e os EUA, o que favorecerá a alta das bolsas.

7.      Por último, uma questão gráfica importante: existe uma clara divergência de alta entre alguns indicadores técnicos e o movimento dos preços no gráfico diário, especialmente o MACD e o OBV. Sem entrar em detalhes técnicos, uma alta consistente nos preços, usualmente é seguida por tais indicadores, o que não está acontecendo. Fato preocupante!

Posto isto, é hora de aproveitar o movimento de alta, mas com alguma cautela. E fique muito atento ao movimento da primeira semana de dezembro, ele pode ser decisivo para os dois próximos meses.

MJR

* As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário