quarta-feira, 1 de maio de 2019

Atualização mensal do IBOV – Sell in may and go away?




O índice Bovespa continua “encaixotado” na faixa entre 92.000 e 97.500 pontos.  

Se o IBOV romper a resistência no gráfico diário fará um pivot de alta e o mais provável seria a continuidade da alta rompendo definitivamente os 100 mil pontos.

Por outro lado, se perdemos o suporte imediato, poderíamos buscar níveis ainda mais baixos, já comentados nos meses anteriores.

Em cenários de indefinição, como o atual, é praticamente impossível definir o rumo do IBOV no curto prazo. É preciso aguardar sinais mais claros de rompimento dos extremos da congestão.

Definitivamente, o mercado financeiro está esperando a definição do andamento da reforma da previdência no congresso. É consenso que alguma reforma passará. Mas não sabemos qual? Que nível de economia para os cofres públicos nos próximos anos?

E o congresso parece estar alheio à estagnação econômica. Ao invés de dar celeridade nas discussões, o que vemos é muita morosidade. É inacreditável. Nessa semana do feriado de primeiro de maio, praticamente não teremos atividades em Brasília. Parece piada, mas não é!

Outro agravante para o IBOV: a sazonalidade! Os meses de maio costumam ser muito ruins para o mercado de ações mundo afora, especialmente por aqui nos últimos anos. E mais: o mercado americano está em alta há quatro meses. Se lá “azedar”, aqui possivelmente seguiremos juntos.

Posto isto, confesso que continuo pessimista para o IBOV no curto prazo. Apenas o rompimento dos 97.500 / 100 mil pontos (com volume financeiro) me faria mudar de ideia por agora. Eu, particularmente, não acredito que isso ocorra nesse momento. Mas, no mercado de ações tudo é possível.

Por outro lado, meu otimismo para o longo prazo permanece intacto. O IBOV ainda tem muito chão pela frente. A tendência de alta no gráfico semanal continua firme e forte. Veja:



Um fator que pode (ou não) ajudar no desempenho de curto prazo do IBOV é a onda de publicação dos balanços corporativos do primeiro trimestre nos próximos dias.

Aguardemos.

MJR

As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário