sexta-feira, 29 de março de 2019

Atualização mensal do IBOV – Prepare-se, a volatilidade vai continuar!




Em minha opinião o IBOV iria corrigir em março. Contrariando a minha expectativa, o índice começou o mês com força e conseguiu atingir a tão comentada marca dos 100 mil pontos. Todavia, no dia seguinte a bolsa brasileira começou a corrigir fortemente (cerca de 10% em poucos dias), culminando na forte queda da última quarta-feira. Porém, nos últimos dois dias, o mercado recuperou boa parte das perdas e terminou o mês próximo do zero a zero (ainda faltam 100 minutos para o mercado fechar).

Devemos nos acostumar com essa forte volatilidade do IBOV até a aprovação da reforma da previdência. Notícias boas impulsionarão a bolsa, por outro lado, obstáculos e trocas de farpas entre os poderes executivo e legislativo derrubarão fortemente o mercado de ações e o dólar vai disparar.

Para mim isso ficou bem claro. É a maneira que o Mercado tem para ser “escutado” em Brasília. Se as coisas andarem bem, bolsa para cima e dólar e juros futuros para baixo. E vice-versa.

Como escrevi no post anterior, a reforma da previdência é imprescindível para destravar a economia brasileira e o país voltar a crescer. O capital estrangeiro de longo prazo e o investidores locais aguardam a aprovação da reforma para voltar a investir “pesadamente” no Brasil, especialmente em infraestrutura. E isso gerará muitos empregos e aumentará os lucros das empresas. Neste cenário, a bolsa “explode” para cima. O céu é limite!

Contudo, para o curto prazo, eu particularmente acho que o viés do IBOV é baixista. Uma correção até os 89 / 90 mil (ou menos) ainda é possível. Outra possibilidade é o IBOV “andar de lado” no mês de abril, oscilando entre 91 e 100 mil pontos, a depender das notícias de Brasília. Não acredito no rompimento definitivo dos 100 mil pontos para as próximas semanas. A ver.

Assim, o momento exige muita paciência por parte do investidor. O ideal é continuar posicionado na compra, se possível adicionando alguns “seguros” ao portfólio, e manter a liquidez de parte dos investimentos, pois novas oportunidades de compras devem surgir. Uma alternativa é aumentar a posição acionária aos poucos, especialmente após as quedas vertiginosas, como aquela ocorrida no dia 27/03. Já o dólar e os juros futuros deverão oscilar de maneira inversamente proporcional ao IBOV.

Bons investimentos.

MJR


* As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário