sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Topo histórico rompido. E agora José?





Como previsto por mim no último post, o IBOV rompeu o topo histórico, e no dia de hoje fez nova máxima, acima dos 108 mil pontos.

Qual será o objetivo para os próximos dias e semanas?

Sempre que um ativo rompe sua máxima histórica, a previsão para os próximos alvos é uma tarefa mais complicada, pois, teoricamente, não existem “barreiras” ou resistências antigas

Resumindo: caminho livre pela frente.

Usando as projeções de Fibonacci, o próximo alvo seria 110 mil pontos pelo último movimento de alta ou 112 mil pontos baseado na alta de maio a julho deste ano.

Alvos maiores podem ser atingidos ainda em 2019. Eu, particularmente, acredito nisso. 

Palpite? 118 a 120 mil pontos.

Mas, no curtíssimo prazo acho que o IBOV poderá recuar um pouquinho nos próximos dias (pullback), antes de retomar a alta. É preciso tomar “fôlego”. O recuo até a faixa de 104 a 105 mil pontos seria uma correção muito saudável.

Entretanto, não me surpreenderia, se o IBOV continuasse em alta nos próximos dias, sem maiores correções. O movimento ocorrido entre maio e julho deste ano foi de 20%. Na atual pernada de alta “só” temos 8% de ganhos.

A verdade é que a conclusão da reforma da previdência sedimenta de forma definitiva e categórica o controle das contas públicas. As próximas reformas são importantes, mas a principal já foi executada.

A combinação de juros baixos, inflação controlada e ajuste fiscal encaminhado é uma mistura perfeita para a retomada do crescimento, que já está curso.

O ano de 2020 deverá surpreender positivamente muita gente!

A única ressalva – como já comentei inúmeras vezes – é o mercado externo. Uma crise por lá afetará os ativos por aqui, mesmo que de forma mais amena e pontual. Se lá, eles estão num final de ciclo expansão (10 anos), por aqui mal começamos.

A divulgação dos balanços trimestrais e a sazonalidade devem favorecer a caminhada do IBOV.

E mais, nunca se esqueça da força de um BULL MARKET. Siga a tendência!

Aguardemos.

MJR




Nenhum comentário:

Postar um comentário