terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Bovespa na UTI (e o país também)



Não há sinais de vida. Não há reação a estímulos. Um paciente moribundo.

Nem a boa recuperação dos mercados internacionais no dia de hoje conseguiu mudar o estado da bolsa brasileira. Apatia total. Desânimo sem precedentes.

Se o petróleo cai, a bolsa despenca; se o petróleo sobe, a bolsa cai também.

A crise econômica atual que fica escancarada na bolsa de valores, na realidade, é uma crise de perspectivas. O Governo Federal conseguiu dizimar qualquer esperança.

É muito triste ver uma nação sem reação. Empresas virando pó, públicas e privadas.

A Petrobrás é o exemplo mais marcante. A má gestão e a corrupção detonaram a empresa. O valor de mercado é pífio. A dívida é oito vezes maior. Isso mesmo, oito vezes. As ações da empresa caminham a passos largos para virarem pó, sem valor de mercado. Fico pensando nas pessoas que usaram o FGTS em 2010 e pagaram 26 reais por cada ação. Perderam quase tudo!

Sempre é bom lembrar que o mercado de ações reflete o estado da economia de um país. Se a bolsa é arrasada, mesmo quem não tem dinheiro diretamente aplicado sai perdendo, todos perdem, sem exceção. O menor crescimento das empresas gera menor número de empregos, menores salários, menor crescimento da economia, menos impostos, etc. Um ciclo totalmente negativo.

Alguma perspectiva de melhora? Nenhuma. Continuaremos dentro do barco, afundando lentamente. Não temos outro caminho. É preciso esperar mais três longos anos para quem sabe ficar livre deste capitalismo de quadrilhas que comanda o país há mais de 13 anos.

Triste fim!

MJR

Nenhum comentário:

Postar um comentário